quarta-feira, 17 de setembro de 2008

http:// M M M .3m.com.br

Parece que errei no título, certo? Tentem acessar o link:

http://mmm.3m.com.br e vejam que a empresa 3M inovou até no link para o seu site. Ao invés de WWW usou três letras "M"

MUITO SUGESTIVO!

Vejam esse artigo sobre inovação da 3M

3M: inovação que vale ouro

(11.Set.2009 - Marcia Lima)
Permitir e encorajar a inovação é tarefa do líder, seja ele responsável por uma empresa que faturou US$ 24,5 bilhões em um ano, ou por uma companhia de pequeno porte.

A constatação é de Luiz Eduardo Serafim, gerente de Marketing Corporativo da 3M, considerada referência em inovação que, em 2007, faturou o valor citado anteriormente e, apenas no Brasil, obteve receita bruta de R$ 1,7 bilhão.

"O líder impacta no perfil do grupo, na forma como a equipe se comporta. Mesmo que não haja tecnologia necessária, ele deve criar novos meios para inovar. Seja numa apresentação em evento, ou na hora de se reunir com possíveis clientes. A chave é ser percebido de uma forma diferente, pensar diferente", afirma o executivo, que apresentou a cultura de inovação da 3M na Amcham-POA, no dia 11.

Cada um dos 76 mil colaboradores da 3M (no Brasil são 3.715) tem 15% de seu tempo destinados à criação. E a regra não se aplica apenas aos laboratórios de P&D, mas a todas as unidades de negócio - responsáveis pela criação de 55 mil produtos, que vão desde o famoso Post-it até soluções para soldagem, saúde, mineração e eletrônicos.

O propósito, segundo Serafim, é transformar dinheiro em conhecimento, por meio das pesquisas, para depois transformar conhecimento em dinheiro, com as soluções inovadoras. O que funciona bem não apenas para a receita da empresa, mas também para motivar os profissionais. Na 3M existem pelo menos 8 prêmios oficiais para reconhecer os mais criativos.

Os projetos que aparentemente não têm futuro algum não são descartados. Vão para um banco de dados mundial e outros colaboradores podem agregar valor às soluções e transformá-las em sucesso de vendas.

É o caso do adesivo Post-It, que inicialmente frustrou o inventor por não colar como imaginava, mas acabou servindo para um outro inventor marcar as páginas de livros sem danificá-los. Hoje, o produto vende US$ 500 milhões por ano e ganhou diversas versões.

Serafim defende que a inovação não depende apenas dos líderes, mas também de equipes que trabalham com determinação e imaginação e de clientes que expressam suas necessidades e opiniões durante o processo.

Para completar, o executivo apresentou os 10 princípios da cultura da inovação da empresa. Confira:

1-Reconheça os mais criativos
2-Assuma riscos consideráveis
3-Vença os obstáculos e não se deixe vencer por eles
4-Pense a longo prazo
5-Continue crescendo, não se acomode no sucesso de hoje
6-Cuidado com falta de conhecimento ou com conhecimento em demasia
7-Tolere as ambigüidades
8-Reformule problemas sem solução
9-Faça o que você mais gosta de fazer
10-Reconheça quando moldar o ambiente e quando deixá-lo

Dicas de uma empresa que inovou inclusive o endereço eletrônico. Seu site abandonou o www pelo mmm.3m.com.br. (Portal Baguete)

http://www.baguete.com.br/noticiasDetalhes.php?id=28343

Um comentário:

Anônimo disse...

Oi, DMNE! Estou sem tempo estes dias. Tudo muito corrido. Só queria qualquer hora dessas saber a sua opinião sobre "inovações" impostas de cima. Está acontecendo neste momento, com o novo comando da Receita Federal modificando superintendentes e delegados em todo o Brasil. Tem notícia de alguma modificação deste tipo que tenha dado certo?