3M: inovação que vale ouro
A constatação é de Luiz Eduardo Serafim, gerente de Marketing Corporativo da 3M, considerada referência em inovação que, em 2007, faturou o valor citado anteriormente e, apenas no Brasil, obteve receita bruta de R$ 1,7 bilhão.
"O líder impacta no perfil do grupo, na forma como a equipe se comporta. Mesmo que não haja tecnologia necessária, ele deve criar novos meios para inovar. Seja numa apresentação em evento, ou na hora de se reunir com possíveis clientes. A chave é ser percebido de uma forma diferente, pensar diferente", afirma o executivo, que apresentou a cultura de inovação da 3M na Amcham-POA, no dia 11.
Cada um dos 76 mil colaboradores da 3M (no Brasil são 3.715) tem 15% de seu tempo destinados à criação. E a regra não se aplica apenas aos laboratórios de P&D, mas a todas as unidades de negócio - responsáveis pela criação de 55 mil produtos, que vão desde o famoso Post-it até soluções para soldagem, saúde, mineração e eletrônicos.
O propósito, segundo Serafim, é transformar dinheiro em conhecimento, por meio das pesquisas, para depois transformar conhecimento em dinheiro, com as soluções inovadoras. O que funciona bem não apenas para a receita da empresa, mas também para motivar os profissionais. Na 3M existem pelo menos 8 prêmios oficiais para reconhecer os mais criativos.
Os projetos que aparentemente não têm futuro algum não são descartados. Vão para um banco de dados mundial e outros colaboradores podem agregar valor às soluções e transformá-las em sucesso de vendas.
É o caso do adesivo Post-It, que inicialmente frustrou o inventor por não colar como imaginava, mas acabou servindo para um outro inventor marcar as páginas de livros sem danificá-los. Hoje, o produto vende US$ 500 milhões por ano e ganhou diversas versões.
Serafim defende que a inovação não depende apenas dos líderes, mas também de equipes que trabalham com determinação e imaginação e de clientes que expressam suas necessidades e opiniões durante o processo.
Para completar, o executivo apresentou os 10 princípios da cultura da inovação da empresa. Confira:
1-Reconheça os mais criativos
2-Assuma riscos consideráveis
3-Vença os obstáculos e não se deixe vencer por eles
4-Pense a longo prazo
5-Continue crescendo, não se acomode no sucesso de hoje
6-Cuidado com falta de conhecimento ou com conhecimento em demasia
7-Tolere as ambigüidades
8-Reformule problemas sem solução
9-Faça o que você mais gosta de fazer
10-Reconheça quando moldar o ambiente e quando deixá-lo
Dicas de uma empresa que inovou inclusive o endereço eletrônico. Seu site abandonou o www pelo mmm.3m.com.br. (Portal Baguete)
Um comentário:
Oi, DMNE! Estou sem tempo estes dias. Tudo muito corrido. Só queria qualquer hora dessas saber a sua opinião sobre "inovações" impostas de cima. Está acontecendo neste momento, com o novo comando da Receita Federal modificando superintendentes e delegados em todo o Brasil. Tem notícia de alguma modificação deste tipo que tenha dado certo?
Postar um comentário