quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Quebra de paradigma. Realidade virtual está mais próxima do que pensamos?


Como usar algo conhecido de forma diferente?

Quando pensamos no vídeo game, especificamente no Nintendo Wii e em seu controle remoto (Wii-remote ou Wii-mote), pensamos apenas no seu uso como um controlador para os movimentos que serão traduzidos ou realizados pelos personagens ou objetos na tela da TV.

Tomei conhecimento do trabalho que Johnny Lee divulgou na internet e estou reproduzindo aqui.

Ele realmente quebrou o paradigma do controle remoto (Wii-mote) e usou apenas a câmera que existe dentro do controle para capturar imagens em infra-vermelho e um software para analisar os movimentos da imagem capturada e traduzir em movimentos de mouse para um computador pessoa. Tecnologia disponível em casa e conhecimento de software que muitos possuem e poderíam estar fazendo esse "tradutor" de movimento.

Resumindo: um controlador Wii sendo usado como câmera, uma caneta de infra-vermelho (infra-red) ou lanterna de infra vermelho, e um software instalado no computador podem transformar uma imagem projetada por um Datashow em parede convencional em uma lousa branca interativa (white board) de baixo custo, e multi touch!


Vejam esse video e visitem o site do Lee. O cara realmente surpreende com a simplicidade dos projetos, usando coisas comuns nos dias de hoje.
Qualquer apaixonado por computadores, com 13 anos ou mais de idade pode reproduzir os experimentos mostrados no site do Lee sem dificuldade, vale a pena conferir.


Para os que gostam de vídeo game, vejam o vídeo abaixo e como esse habilitador permitirá novas emoções dentro do Nintendo Wii com alguns acessórios a mais e o game específico para VR (virtual reality).

Como se trata de "imagem 3D" apenas um jogador pode ter a sensação, mas como o Wii permite jogadores remotos conectados através de rede (internet), cada um em seu Wii pode ter a mesma emoção de VR enquanto jogam juntos o mesmo jogo.
Vamos aguardar e ver a evolução.

Referências do site de Johnny Lee com o "how to do" e os códigos fontes (e etc) para você próprio testar em sua casa a solução(ões) de realidade virtual, ou como ele próprio diz, trazer um pouco do minority report para dentro de sua casa.

Nenhum comentário: