Semana que vem (início de setembro) começa a maior feira do setor de papelaria do Brasil e da américa latina. O que existe no setor de papelaria? O que existe de inovação?
Para as pessoas que vivem esse mundo das papelarias nada de muito inovador. Os mochileiros preparam uma linha de licensiados novos: personagens da Disney, princesas, Ben10, Hotwheels, Barbie, e tantas outras coisas. Mas, e a inovação? Apenas trocar as figuras estampadas em mochilas e capas de caderno? Estojos completando a linha licensiada? E a concorrência, não pensou nisso também? É um segredo guardado até o momento da feira, onde os concorrentes medem forças e modificam ou reforçam suas estratégias para o “volta as aulas 2009”.
Como mostrei de forma sutil quem não é do setor pode até pensar que existe alguma inovação, mas quem está dentro… tubo de cola, fitas adesivas, estojos, lápis grafite, lápis de colorir, canetinhas, cadernos, agendas, … desde criança vemos esses produtos pelas lojas. Sem novidade.
Quando todos tem essa percepção, todos se preocupam em fazer melhor o mesmo que os outros para vencer a competição, aí é que existe uma grande oportunidade. Não devemos olhar para o lado e sim olhar para a frente.
Enquanto muitos irão para a feira para ver a tendência da moda e escolher os produtos para colocar em suas lojas, eu irei para aproveitar as oportunidades que estão sendo deixadas para trás. Existe um mundo não enxergado pelos de dentro pronto para ser invadido. Estarei com os olhos treinados para enxergar essas oportunidades. Aliás, todos lemos o livro “Estratégia do Oceano Azul” onde os autores dizem e mostram como desenhar e posicionar seu produto (ou serviço) de forma a eliminar a concorrência (ou alguém esqueceu de ler essa obra prima?).
Bem, eu li e coloco em prática sempre que possível. Isso tem ajudado muito a me diferenciar dos outros. Quando começo a me acostumar ou entrar na zona de conforto penso logo numa forma de destruir o conforto e pensar em algo diferente. Tudo é questão de treino e disciplina (e uma pitada de coragem).
Nenhum comentário:
Postar um comentário