Inovar é criar algo para atender perfeitamente as necessidades dos consumidores e clientes, agregando valor (ao produto ou serviço) e eventualmente gerando lucro que é essencial para manter e evoluir a inovação.
Digo que gerar lucro não é a força motriz da inovação porque ao nosso redor, no dia-a-dia, nos locais de trabalho ocorrem muitas inovações das mais variadas formas e grandezas pelo simples fato de alguém acreditar que aquilo traria valor para alguém (mesmo que esse alguém seja ele próprio) e nunca ninguém irá ganhar dinheiro (lucrar) com essas inovações [comentário de DMNE].
Segundo Tom Kelley (Autor do livro Ten Faces of Innovation) é necessário unir fatores diversos que colaboram para criar um ambiente de inovação, e listou 10 tipos de personalidades que impulsionan o surgimento desse ambiente inovador no mundo dos negócios:
1 - O Articulador
Junta coisas diferentes num mesmo organismo, obtendo um todo que vai além da soma das partes.
2 – O Zelador
É obcecado por detalhes e dedica atenção máxima aos clientes, enxergando antes dos outros quais são seus desejos.
3 – O Bolador
Enxerga oportunidades em mercados aparentemente esgotados e cria situações para que os clientes experimentem novas formas de fazer as mesmas coisas.
4 – O Polinizador
Traz descobertas feitas em outros negócios para o seu empreendimento, adaptando-as para as suas necessidades.
5 – O Corredor de obstáculos
Sabe que o caminho para as inovações é cheio de barreiras e não desiste facilmente. É otimista e incansável.
6 – O Cenógrafo
Transforma ambientes de trabalho em palcos para que as idéias inovadoras possam fluir livremente.
7 – O Empírico
Chega à inovação por tentativa e erro. Não tem medo de testar diversos caminhos para chegar à melhor solução.
8 – O Narrador
Conta experiências -- próprias e de outros -- para inspirar os funcionários e construir um clima propício ao surgimento de soluções.
9 – O Diretor
Fica atrás dos holofotes, mas é quem mantém o grupo unido. Dá chances para que as pessoas talentosas e inovadoras apareçam.
10 – O Antropólogo
Suas idéias vêm da observação do comportamento do cliente. É dali que ele apreende quais são as suas reais necessidades.
De acordo com Kelley, fundador da empresa de design americana IDEO, esses tipos de indivíduos dotados de habilidades específicas conseguem semear idéias originais e garantir vantagens competitivas para um negócio ou produto.
The Ten Faces of innovation – Tom Kelley
Revista Exame: Como nascem as idéias geniais – Frederico Di Giacomo (20.Abr.2006)
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0866/pme/m0081624.html
Agradecimento à Antonio F. Russi, por ter compilado o material.
Um comentário:
DMNE,
bem verdade a parte de que nem toda a inovação busca lucro. Mas é fato que toda inovação busca um benefício, que não precisa ser pecuniário. Quando eu e um colega automatizamos via EXCEL e VBA todas os cálculos judiciais (que antes eram feitos na unha) a serem feitos aqui no serviço, inovamos não porque queríamos lucro, mas porque nos traria (e trouxe) um benefício enorme: concluir a tarefa sem possibilidade de erro e em um tempo muito menor. Somos só em dois no setor. Vou pensar sobre qual o perfil de cada um entre os dez listados. A falta de pessoal atrapalha também na inovação? Ou a necessidade é a mãe das invenções/inovações?
Postar um comentário