Para responder essa pergunta, uma estória contada (por Stephen Shapiro) pode ilustrar e definir mais do que muitas palavras difícies.
Dois amigos estavam caminhando nas montanhas do Canadá quando ao chegarem numa clareira se depararam com um urso enorme e faminto, que com certeza identificou os dois amigos como uma possível alternativa para o cardápio daquela noite.
Os companheiros olharam um para o outro e se perguntaram: “O que faremos? Como proceder?”
(não é isso que fazemos costumeiramente em nossas empresas diante de situações inesperadas e adversas?)
Um dos amigos sentou tranquilamente sobre uma rocha, descarregou sua mochila, tirou suas botas de caminhada e vestiu seu calçado de corrida. O outro companheiro vendo a situação disse: “Você não acredita que conseguirá escapar desse urso correndo pelo meio dessa floresta, acredita? Isso é algum tipo de piada, certo?” E o amigo logo respondeu: “Se eu conseguirei não tenho certeza. Mas, que serei mais rápido do que você com sua mochila e suas botas serei!”, e saiu em disparada em direção à floresta.
Na prática, inovar é estarmos um passo à frente de nossa concorrência, pois se não estivermos na frente nós é que seremos devorados.
Essa preocupação e busca deve ser feita de forma diligente e constante, a cada dia e todos os dias, para nunca nos desviarmos do objetivo de estarmos na liderança e deixando a concorrência para trás. Toda vez que o ambiente em que estamos inseridos se modifica mais velozmente que nossa própria empresa, seremos “devorados”. O mesmo se aplica a nós como pessoas, se o ambiente que estamos (pode ser a própria empresa na qual trabalhamos) se altera mais rapidamente do que conseguimos nos adaptar e nos transformar, ficaremos deixados para trás ou até mesmo descartados. Temos que estar sempre um passo à frente.
Visite meu blogspot: http://e-innovate.blogspot.com
(Referência: http://www.steveshapiro.com)
Nenhum comentário:
Postar um comentário