Parece que todos já conhecemos essas dicas, mas na prática vemos poucos colocando em prática. Seria uma excelente maneira de inovar no nosso dia-a-dia e a melhora da comunicação traria grandes benefícios para as empresas e para a nossa própria produtividade.
Todos sabemos que o excesso de emails atrapalha a produtividade. Muitos ao terminar o dia (se é que conseguem terminar antes do calendário virar para o dia seguinte) e conseguem refletir sobre o que realizaram percebem que ficaram escravos dos emails recebidos e respostas que precisaram dar, ou nem conseguiram identificar quais emails precisavam realmente ser respondidos.
Eu acredito que a tecnologia é criada para nos ajudar e sempre tentei ser amigo da tecnologia. Resolvi que é inútil brigar contra a nova tecnologia, e portanto fazer o melhor uso da tecnologia é uma tremenda arma para lutar a meu favor (a favor da minha produtividade).
Seguem algumas técnicas para ajudar a não ficar afogado nos emails:
- Direcionar (através de filtro) todos os emails no qual você foi copiado para uma pasta de “buffer”. A maior parte das vezes essas mensagens não precisam ser guardadas. Algumas precisam ser lidas e outras nem isso. Após ler, apague.
- Mensagens com mais de 6 meses costumam não ter muita (ou nenhuma) utilidade. Apague ou arquive essas mensagens antigas. Verifique a frequência na qual você retorna a essas mensagens e se o assunto for muito importante, crie um repositório (tipo WIKI) para consultas futuras.
- Todas as mensagens devem ser classificadas por categorias (ou labels) no momento que são recebidas. Por exemplo:
- Ação – coisas que precisam ser feitas, mais ou menos urgentemente. Mensagens que precisam ser respondidas.
- Informação – precisam ser lidas rapidamente e categorizadas imediatamente.
- Negócios – tanto negócios relevantes ao seu trabalho como SPAM (separe em dois tipos)
- Irrelevante – Precisam ser apagados na hora que recebeu.
- Inapropriado – Geralmente muito longos e poderiam ser facilmente substituídos por uma rápida conversa telefônica.
- Abusivas – reclamações e acusações públicas copiando muitas outras pessoas. Ou descarte essas mensagens ou tente conversar com a pessoa diretamente. Não responda dando continuidade ao assunto.
- Não envie emails tarde da noite. Mensagens noturnas não provam que você é um profissional dedicado, mas sugere que não conseguiu tratar o assunto durante o período normal. Claro que quando fusos horários e times espalhados pelo mundo estão envolvidos isso deve ser tratados de forma diferenciada. Emails noturnos podem servir de prova que alguém estava trabalhando longas horas e requerer horas extras ou adicionais por estar de plantão. As empresas deveriam avaliar um bloqueio para que mensagens fossem enviadas após determinados horários conforme o turno de trabalho do funcionário.
- Envie poucas mensagens que receberá poucas em retorno. Simples assim.
- Não escreva mensagens maiores que 2 parágrafos.
- Não fique conectado com seu mailbox o dia todo. Trate email como uma atividade dando o foco necessário por um período de tempo apenas (2 ou 3 vezes ao dia). Ficar verificando a cada 5 minutos se tem novas mensagens evita que tenha um dia produtivo com fluência de atividades. Mesmo se aplica para Blackberry e outros dispositivos móveis.
- Se receber uma mensagem maior que 2 parágrafos, faça uma ligação rápida para o originador ou então converse por “instant message” e resolva rapidamente o assunto. Muito melhor que uma resposta longa e enrolada que no final terminará em uma ligação telefônica de qualquer maneira.
- Não use emails para armazenar arquivos. Ao receber um arquivo, guarde em local apropriado (repositório web ou WIKI) e apague o email.
- Tarefas complexas para escrever documentos como contratos ou especificações são muito melhor executadas através de reuniões virtuais ou presenciais.
- Enviar arquivos anexos à mensagens não são a melhor opção. Armazene em um repositório web e envie o link apenas. Já pesquisei isso com usuários e todos sugeriram isso, mas nenhum deles (ou pouquíssimos o fazem).
- Evite perguntas abertas ou complexas por email. Prefira usar IM ou telefone para esse tipo de assunto.
- Mantenha todos os emails pessoais em uma conta separada, preferivelmente em serviço de webmail, não apenas como forma de aumentar sua produtividade no trabalho mas também para garantir e proteger sua privacidade.
Emails podem ser muito úteis, mas usados de forma errada podem facilmente ter um impacto negativo em sua imagem e sua produtividade.
Não fique com medo de usar novas ferramentas que estão continuamente aparecendo, mas evite usá-las de forma a roubar seu foco e sua produtividade.
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