Assisti ao vídeo da apresentação de Larry Lessig (advogado especialista em direitos autorais e internet) no TED – Ideas worth spreading – e recomendo aos interessados e curiosos assistir também.
Ele menciona a forma como os jovens de hoje estão manipulando o conteúdo gerado por outros e dando novas formas e novas dimensões à conteúdos já existentes e disponibilizados, mas muitas vezes protegidos por copyright. Isso é uma contravenção? É uma quebra de direitos autorais? É um roubo de propriedade intelectual? É uma pirataria?
Se analizarmos pelo fato de estarem usando conteúdo gerado por outros sem terem a licensa de usá-los fornecida pelos autores, podemos dizer que: SIM, estão violando direitos autorais e praticando pirataria.
Mas, se considerarmos que estão gerando conteúdo novo, algo que não existia antes, e apenas fazendo uma releitura das imagens e sons, podemos dizer que: NÃO, não estão violando os direitos de ninguém.
Muitos (ou quase todos) da geração nova que conheceu a internet já no berço, desconhece ou faz questão de ignorar, a propriedade intelecutal alheia no que se refere a direitos autorais. Dizem que inibe a criatividade, que impede o avanço de tecnologias e expressões artisticas. Ao fazer isso (ignorar as leis vigentes) os jovens de hoje estão conscientemente vivendo “fora da lei” (para não dizer que estão vivendo como marginais que seria muito forte) e essa geração com essa nova mentalidade e filosofia “fora-da-lei” podem causar transformações não imaginadas na sociedade. Se essa transformação será boa ou ruim não sabemos, precisaremos esperar e conferir no futuro.
O que Larry L. questiona é se não seria mais prudente modificar o entendimento da lei de copyright e proteção de direitos autorais para que a nova cultura cirada pela geração de internautas autais não transforme a sociedade em alguma coisa que não respeita limites e leis de nenhuma natureza (talvez eu tenha modificado um pouco o que ele disse, confira por si mesmo o que ele disse no vídeo).
É algo que devemos continuamente estar pensando e refletindo a respeito, tirarmos nossas próprias conclusões e agirmos de acordo com nossa consciência e ética.
Eu mesmo me questiono se falar a respeito da obra dos outros, ou de conteúdos apresentado em palestras de outros é uma violação de direito autoral… mas, minha consciência me dá liberdade para isso, dessa forma eu posto aqui nesse blog.
Link do vídeo: clique aqui para assistir
Para quem não conhece o TED, vale a pena conhecer e navegar. Tem muito material interessante (link abaixo).
http://www.ted.com/talks/larry_lessig_says_the_law_is_strangling_creativity.html
Visite meu blogspot: http://e-innovate.blogspot.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário