Está cada vez mais comum o uso de redes sociais especializadas em formar uma CROWD (multidão de pessoas) para a finalidade de colaboração.
Um dos exemplos é a eYeka http://www.eyeka.net/our-approach
Eles ajudam as empresa a formularem o problema, relatearem de forma que inspirem a comunidade que fornecerá a crowd de pessoas criativas, a partir daí será possível selecionar as melhores idéias e usá-las (nesse caso voltada para experiência do consumidor e melhoria das marcas).
Muitas empresas ainda pensam em criar suas próprias redes para crowdsource, mas na prática esquecem que um valor muito elevado será necessário, além de muito investimento em divulgação da marca e dessa rede específica. E se essa rede não chamar a atenção de pessoas criativas todos os investimentos terão sido em vão. Será uma rede deserta, como uma cidade fantasma. Se colocar um desafio, é capaz de não conseguir colher nenhum resultado.
Terceirização da rede é uma excelente saída, basta escolher a mais específica para o problema em questão.
Algumas delas são:eYeka, Innocentive, Nine Sigma (www.ninesigma.co), Quirky, e outras.
No artigo abaixo existe outros links interessantes além de citar alguns riscos e benefícios desses modelos.
http://www.innovationmanagement.se/2012/08/13/how-do-specialized-intermediaries-facilitate-creative-crowdsourcing/
m.d.
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