sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Processos criativos direcionam mudanças



Acabei de ter contato com uma empresa de inovação: DESIGNIT

Nessa postagem colocarei uma forma criativa que eles mostram para ajudar a caminhar para frente quando as idéias param de fluir, ou quando o processo inovador empaca.

Eles criaram um dado que dá a nova direção que o grupo ou o processo deve seguir, se tudo travou, porque não delegar uma saída alternativa para a "sorte"?

http://designit.com/process/dice

Processos criativos direcionam mudanças:

Mas, os processos podem ser frustantes. Todos mergulhados no processo tentando gerar novas idéias, elas desaparecem, dá um branco, perda de foco e direção...

Seguindo as instruções, será possível descobrir como usar o dado para completar e integralizar o processo e todo o potencial criativo. Vá em frente e role o dado. Faça o "business as UNusual" jogar a seu favor e alcançar o sucesso criativo.

FLASH!

Mostre de sopetão para algum colega. Não explique, apenas mostre e capte as emoções e reações. A idéia é captar a resposta não filtrada, a intuição do ouvinte.

VÁ PASSEAR

Saia para uma caminhada, no parque, na rua, numa trilha, pelo Metro, de ônibus, etc. Saia das 4 paredes confinadoras de seu escritório. Elas limitam seu pensamento criativo. Levar o time para uma reunião ou discussão enquanto caminha, pode transformar ou redesenhar o desafio proposto e virar as idéais de cabeça para baixo. Não é uma simples caminhada, precisa ter propósito.

MONTE (Mock Up - protótipo)

Desista de escrever/descrever a idéia, faça uma montagem mesmo que rudmentar. Uma caixa de fósforo, palitos e fitas adesivas. Papel dobrado ou amassado modelando uma forma. Faça uma encenação teatral mostrando o comportamento ou uso, faça mímicas. Se for um logotipo, desenhe, mesmo que esteja longe da perfeição. Qualquer coisa que fizer será 2 vezes melhor ou mais producente do que não fazer nada.

TROQUE LUGARES (ou funções)

Troque sua mesa (ou sua função) um dia inteiro com outra pessoa (ou mesmo apenas 1 hora). Troque papéis de atitudes. Mergulhe dentro de um novo contexto. Estando no lugar de outra pessoa te dará novas perspectivas. Você verá quanto trará de valor para seu estímulo criativo.

FAÇA ERRADO

Não tenha medo. Cometa erros. Quando você se permite errar, você inova. Tente algo novo. Explore novos territórios. Quanto mais você falhar no processo de desenvolvimento, menor será a falha nos resultados ou no produto final.

CHAME SUA MÃE

Ela é mais esperta do que você pensa. E ela é a pessoa menos provável que você iria ligar numa situação dessas, é por isso que ela poderá resolver seu problema. Se ela não estiver disponível, peça ajuda para outra pessoa, qualquer uma. Não importa quem, desde que não seja pessoas que você costuma consultar normalmente.

Nenhum comentário: