quarta-feira, 23 de julho de 2008

Inovação no Setor Público

Parece loucura o que irei escrever. Mas, no setor público é possível inovar também.

Sempre que falamos em serviço público, lembramos de repartição pública e aquele atendimento medíocre para péssimo. Lembramos de um balcão de fórmica cinza, com portas e divisórias cinza e um monte de pessoas mau humoradas do lado de dentro.

Uns lendo jornal, outros andando de um lado para o outro, outros olhando uns papéis sobre a mesa. O som do telefone é música de fundo para esse quadro. Toca, toca e toca, mas ninguém atende. Aí você pensa... por isso que tive que dar essa paradinha por aqui, poderia ter resolvido por telefone muito mais facilmente.

As pessoas parecem estar descontentes com o trabalho que tem e com o público que aparece por lá. Mas, afinal, se o trabalho deles é atender o público, por que a cara feia? Descontentes com o salário, basta trocar de emprego. Recolocação interna, ou mesmo tentar no mercado privado uma vaga mais adequada com salário mais justo ou trabalho mais desafiador.

Um pequena inovação no setor público acontece em várias cidades do interior de São Paulo que eu posso verificar. As pessoas te atendem com um sorriso, falam bom dia, boa tarde, até logo. Atendem o telefone quando ligamos, e deixam aberto para ligar novamente se precisar que eles passarão a informação. Nem é preciso ir na cidade grande mais próxima para usar o poupa tempo. Resolvemos na cidade pequena a troco de uma pequena espera de 1 ou 2 dias para a documentação ficar pronta. Mas, uma ótima educação. Coisa de interior. Até parece que o salário deles é diferente do que na capital.

Mas, como inovar no setor público???

Uma grande inovação, muitos questionarão se isso é realmente inovação, seria terminar com a venda de influência, com a geração de dificuldades para vender facilidades e por que não dizer a corrupção que a toda hora ouvimos dizer nos noticiários acontecer em todas as esferas.

Nenhum comentário: