sexta-feira, 18 de julho de 2008

Inovação na Google - tecla bem martelada

Nessa matéria (ver link) da Business Week tem uma entrevista com o CEO da Google, Eric Schmidt ,vale a pena ser lida (está em inglês). Ele diz ao entrevistador como o processo da Google funciona,

http://www.businessweek.com/magazine/content/08_19/b4083054277984.htm?chan=innovation_innovation+%2B+design_innovation+strategy

Em resumo, o modelo é deixar que seus engenheiros e desenvolvedores utilizem 20% de seu tempo de trabalho em projetos próprios e não necessariamente alinhados com o objetivo de seu time ou da companhia.


Eu concordo com a forma proposta de trabalho e digo que já participei de times aqui no Brasil que funcionavam de forma similar, desenvolvendo produtos tecnológicos, e foi uma excelente experiência e oportunidade onde todos do time quando tem oportunidade, lembram com carinho e com saudosismo da época e da forma trabalhada.

Não era exatamente como o CEO da Google (Eric S.) descreve, mas alguns conceitos eram os mesmos.

Segundo Eric (Google) a metodologia adotada é ter um pequeno time de pessoas que tem uma nova idéia, tipicamente não entendida por pessoas ao seu redor e nem por seus executivos. Essa é uma forma sistêmica na qual a gerência média não elimina aquela inovação.
Se você é um funcionário e seu gerente senta e diz: "nosso produto está atrasado e você estragou tudo, e agora precisará trabalhar muito duro [para tirar o atraso]", você poderá legalmente e sem constrangimentos dizer ao seu gerente: "darei tudo o que tenho para essa tarefa, 80% do meu tempo".
Isso quer dizer que os gestores não podem ficar pressionando os empregados além de um certo limite.
Ele acredita que esse modelo de válvula-de-escape para inovação é aplicável para essencialmente qualquer negócio que tem tecnologia como parte integrante.

A pergunta mais interessante ao meu ver foi se a inovação pode ser gerenciada, ou se existem casos onde é necessário deixar a empresa e seus gestores fora do caminho.
A resposta é para se pensar e daria para escrever um livro.

Eric S. diz que não concorda com a palavra "gerenciada". Ao seu modo de ver, ele acredita que é preciso um conjunto de condições favoráveis e necessárias para que ocorra inovação. Para iníco da lista, é preciso ouvir (não apenas escutar) as pessoas.

Muito simples, né?

Mas, normalmente quase nunca praticado. Inovação aparece de lugares não esperados ou incomuns.

Abaixo tem um video do CIO da Google (falando 50 minutos) sobre o processo criativo, fatos e detalhes de como a Google funciona. Tem muita informação apresentada de forma descontraída porém séria. Gostei bastante.
http://www.youtube.com/watch?v=2GtgSkmDnbQ

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