Tudo nos leva a crer que a invenção e introdução do copo descartável foi um grande feito e avanço para saúde pública. Para essa inovação ser adotada, alguns estados americanos começaram a banir o uso dos copos convencionais com leis. E, mesmo em locais onde não foram banidos, os copos tradicionais começaram a ser trocados pelos descartáveis.
Mas, como muitas coisas, isso também ocorre em ciclos. Não entrarei em detalhes sobre a história e evolução dos copos e materiais usados e muito menos nos diversos formatos (lembro de ver nos EUA copos descartáveis em bebedouros com garrafões de água no formato de cone que era impossível colocar o copo em pé o que permitiria o reuso por outras pessoas).
Mas, o ponto desse texto é que recentemente tem me chamado a atenção aqui na empresa na qual trabalho, que após anos de conscientização e várias medidas para aumentarmos o reuso de materiais e focarmos muito na reciclagem, a mudança de comportamento está se instaurando nas entranhas dos departamentos (e porque não dizer dos próprios funcionários).
Além disso, nas escolas infantis estão "martelando" muito e bem forte nessa tecla, trazendo a consciência para as crianças obrigando-nos a transformarmos nossos lares em verdadeiros centros de triagem de lixo para facilitar a coleta de lixos recicláveis.
Mas, o que me chama a atenção aqui na empresa é o fato de ver alguns colegas irem à garrafa térmica, ou até a máquina de café expresso com suas próprias xícaras (mugs no inglês) para pegarem seus cafés durante o dia.
Motivo disso? Simples. Eles não querem usar os copos descartáveis oferecidos por gerarem lixo e prejudicarem o meio ambiente. Acha que isso é consciência? Eu chamo isso de LOUCURA!!!
Tenho certeza sobre essa "loucura" quando ao ir almoçar ver os mesmos funcionários carregarem suas mugs para o refeitório para se servirem de refrigerantes ou água ou suco para acompanhar o almoço. Nem o desconforto de ter que lavar a "caneca" após o cafezinho, nem de ter que levar até o refeitório e após o almoço ter que lavar novamente para tomar o delicioso café pós-refeição são empecilhos para esse ato de boa fé com a natureza e o meio ambiente.
Agora, isso me faz pensar. Se o copo descartável e as diversas variações de materiais, formas, acessórios que acompanham o copo, usos, cores, facilidades e novos hábitos permitidos com a introdução e adoção dessa inovação no início do século XX foi tão inovador. Será que podemos dizer que esse retorno ao copo convencional é uma inovação?
SIM! Com certeza é uma inovação.
Gostaria que o mundo tivesse mais LOUCOS como esses que conheço de perto para tornar o mundo um local melhor para as gerações presentes e futuras.
Mas, será que a indústria que se formou ao redor do "descartável" irá permitir a adoção dessa inovação? Irão eles abrir mão do o negócio tão lucrativo que foram criando ao longo desses últimos 100 anos?
Aqui o texto retirado da Wikipedia (link acima) onde o autor escreveu um paper e divulgou alegando os males que os copos convencionais causavam à saúde pública, com dados pesquisados em escolas públicas da Pensilvânia.
This shared use caused public health concerns. One notable investigation into their use was Lafayette College biology professor Alvin Davison's study, published with the sensational title "Death in School Drinking Cups" in Technical World Magazine in August 1908, based on research carried out in Easton, Pennsylvania's public schools.
Irei sugerir aos meus amigos "loucos" que façam um paper como o inicialmente publicado sobre os copos convencionais para que em 2008 (cem anos depois) possam mostrar que copos convencionais podem ser a inovação desse século para a saúde do meio ambiente.
4 comentários:
Adorei o texto. Faço uma pós de Educação Ambiental e estou focando este assunto e propondo esta mesma ação (diminuição de uso de copos descartaveis numa secretia de Estado).
Um abraço.
Suely
Bom dia.
Estou estudando formas de redução de custos na empresa em que trabalho e o foco é a troca de copos plásticos descartáveis por canecas de porcelana. Busco fundamentar a campanha com cases de outras empresas / instituições de tiveram êxito a fim de motivar mais ainda os colaboradores.
Agradeço de puder contar com sua colaboração sobre os resultados da sua empresa.
Grata.
Antes tarde do que nunca.
RECICLAGEM é a solução!
Um abraço,
Rafael
Trabalho em um Instituto de Meio Ambiente e aqui abolimos por completo o uso de descartáveis.
Eu me recuso a usar esse lixo.
Postar um comentário