Você vê um cartaz sobre algum evento, tira uma fotografica com seu celular e armazena. O software processa a imagem e cria no seu calendar um evento conforme informações do cartaz. Você conhece uma pessoa nesse evento, troca cartões, tira uma foto da pessoa, associada à foto o seu celular colocou informações de posicionamento geográfico disponíveis no GPS e armazena a foto junto da informação. Você grava parte da conversa ou reunião que teve com essa pessoa e armazena o arquivo de áudio junto com as informações de data, hora e localização GPS. Você tira uma foto do cartão de visitas da pessoa e armazena a imagem.
"As it processes the information, it's building an associative network of people and places and events," said Laura Haas, director of computer science at the IBM Research Center in San Jose, Calif.http://news.cnet.com/8301-1023_3-10001267-93.html
Quando retorna do evento (exposição, simpósio, reunião de negócios, etc) você conecta seu celular ao computador e ele sincroniza e organiza os arquivos todos que tem algum indício de relacionamento entre eles. Dessa forma, quado estiver revisando fatos passados, ou buscando o nome daquele contato que fez na feira, ou quer saber de onde conhece a pessoa que você tem cadastrado em seu phone book e o software lhe ajuda com as associações. Ao sincronizar o telefone com o computador, ele associou os dados do cartão de visitas (nome, telefone, empresa, endereço) adicionado ao seu phone book ao evento que ocorreu na mesma data em que recebeu o cartão. Relaciona também o arquivo de áudio que permitirá lembra de trechos da conversa, e poderá ver também a foto associada ao nome do phone book.
Será que conseguirão fazer isso ficar simples ou precisaremos ser especialistas em informação tipo aqueles figuras que vemos em filmes da CIA (Agencia Americana de Inteligência) que tem supercomputadores que fazem zilhões de associações e mostram informações que nunca ninguem tinha visto e solucionam o caso?
Gostaria de ver isso funcionando.
No link do vídeo do youtube tem um explicativo básico (em inglês) sobre o que a IBM está pretendendo fazer.
Isso poderia turbinar muito as redes sociais e ajudar a expandir nossos relacionamentos com conteúdo substancial e facilitar a vida dos "esquecidos".
http://www.youtube.com/watch?v=BOVdsvMzV1E
http://news.cnet.com/8301-1023_3-10001267-93.html