segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Innovation Manager


(borrowed from http://www.cloverleafinnovation.com/blog/tag/innovation-manager-job-description )

While the recognized need for fresh thinking within companies is nearly universal, managing the process is a whole different ball game – with varying levels of commitment and approaches proving that as a discipline innovation is in many respects still in its infancy.

Because it touches so many areas of an organization, in the past innovation was often “attached” to other functions: R&D, Brand Management, Insights. In recent years, more and more company leaders – recognizing that innovation is inspired by a different mindset and is governed by a different set of rules than the everyday company operations – have sought to handle innovation separately from the base business. Some companies address this need by simply placing a Chief Innovation Officer (CIO) within the c-suite – without a true structure beneath them. In larger, more forward-looking organizations, separate innovation groups have been established. But even in these instances, well-defined roles and responsibilities are still emerging and evolving.

As innovation teams continue to play a more significant role within organizations, one key position we’d love to see develop is the Innovation Manager. Existing in parallel with the clearly established role of the Brand Manager, the Innovation Manager champions innovation, identifies innovation opportunities and translates ideas into actionable and profitable projects.

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This is a good and short article about innovation management. Different companies, different approachs. Doesn´t matter what approach the company took, the results are the main goal.

To make it to life, it is necessary to plan andaddapt whenever necessary, and have the buy-in from top management.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Processos criativos direcionam mudanças



Acabei de ter contato com uma empresa de inovação: DESIGNIT

Nessa postagem colocarei uma forma criativa que eles mostram para ajudar a caminhar para frente quando as idéias param de fluir, ou quando o processo inovador empaca.

Eles criaram um dado que dá a nova direção que o grupo ou o processo deve seguir, se tudo travou, porque não delegar uma saída alternativa para a "sorte"?

http://designit.com/process/dice

Processos criativos direcionam mudanças:

Mas, os processos podem ser frustantes. Todos mergulhados no processo tentando gerar novas idéias, elas desaparecem, dá um branco, perda de foco e direção...

Seguindo as instruções, será possível descobrir como usar o dado para completar e integralizar o processo e todo o potencial criativo. Vá em frente e role o dado. Faça o "business as UNusual" jogar a seu favor e alcançar o sucesso criativo.

FLASH!

Mostre de sopetão para algum colega. Não explique, apenas mostre e capte as emoções e reações. A idéia é captar a resposta não filtrada, a intuição do ouvinte.

VÁ PASSEAR

Saia para uma caminhada, no parque, na rua, numa trilha, pelo Metro, de ônibus, etc. Saia das 4 paredes confinadoras de seu escritório. Elas limitam seu pensamento criativo. Levar o time para uma reunião ou discussão enquanto caminha, pode transformar ou redesenhar o desafio proposto e virar as idéais de cabeça para baixo. Não é uma simples caminhada, precisa ter propósito.

MONTE (Mock Up - protótipo)

Desista de escrever/descrever a idéia, faça uma montagem mesmo que rudmentar. Uma caixa de fósforo, palitos e fitas adesivas. Papel dobrado ou amassado modelando uma forma. Faça uma encenação teatral mostrando o comportamento ou uso, faça mímicas. Se for um logotipo, desenhe, mesmo que esteja longe da perfeição. Qualquer coisa que fizer será 2 vezes melhor ou mais producente do que não fazer nada.

TROQUE LUGARES (ou funções)

Troque sua mesa (ou sua função) um dia inteiro com outra pessoa (ou mesmo apenas 1 hora). Troque papéis de atitudes. Mergulhe dentro de um novo contexto. Estando no lugar de outra pessoa te dará novas perspectivas. Você verá quanto trará de valor para seu estímulo criativo.

FAÇA ERRADO

Não tenha medo. Cometa erros. Quando você se permite errar, você inova. Tente algo novo. Explore novos territórios. Quanto mais você falhar no processo de desenvolvimento, menor será a falha nos resultados ou no produto final.

CHAME SUA MÃE

Ela é mais esperta do que você pensa. E ela é a pessoa menos provável que você iria ligar numa situação dessas, é por isso que ela poderá resolver seu problema. Se ela não estiver disponível, peça ajuda para outra pessoa, qualquer uma. Não importa quem, desde que não seja pessoas que você costuma consultar normalmente.

domingo, 21 de outubro de 2012

Inovação colaborativa

Está cada vez mais comum o uso de redes sociais especializadas em formar uma CROWD (multidão de pessoas) para a finalidade de colaboração.

Um dos exemplos é a eYeka http://www.eyeka.net/our-approach

Click to enlarge

Eles ajudam as empresa a formularem o problema, relatearem de forma que inspirem a comunidade que fornecerá a crowd de pessoas criativas, a partir daí será possível selecionar as melhores idéias e usá-las (nesse caso voltada para experiência do consumidor e melhoria das marcas).

Muitas empresas ainda pensam em criar suas próprias redes para crowdsource, mas na prática esquecem que um valor muito elevado será necessário, além de muito investimento em divulgação da marca e dessa rede específica. E se essa rede não chamar a atenção de pessoas criativas todos os investimentos terão sido em vão. Será uma rede deserta, como uma cidade fantasma. Se colocar um desafio, é capaz de não conseguir colher nenhum resultado.

Terceirização da rede é uma excelente saída, basta escolher a mais específica para o problema em questão.

Algumas delas são:eYeka, Innocentive, Nine Sigma (www.ninesigma.co), Quirky, e outras.

No artigo abaixo existe outros links interessantes além de citar alguns riscos e benefícios desses modelos.

http://www.innovationmanagement.se/2012/08/13/how-do-specialized-intermediaries-facilitate-creative-crowdsourcing/

m.d.