segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Convenção de Vendas… como inovar?

Esse final de semana participei de uma convenção de vendas. Como é possível fazer algo diferente? Como fomentar o aumento de vendas? Como forçar as metas de vendas?

Na organização de nossa convenção pudemos atacar esses aspectos sem falar em metas e números atingidos no ano que fechou.

O tema escolhido foi o FATOR HUMANO, parece um pouco batido falar em capital humano, o valor das pessoas e seus relacionamentos, e tudo mais. O tema foi aceito por todos com muita satisfação e foi percebido o valor das pessoas e o respeito que a empresa coloca em todos os níveis de relacionamento sem nenhuma hipocrisia.

A forma que conduzimos a convenção se mostrou extremamente produtiva e motivadora. Salientamos o tempo todo que as pessoas, todas as pessoas envolvidas no processo de venda são importantes. Mas, qual é o processo de venda?

O processo de venda envolve desde o porteiro da empresa, a equipe de limpeza e segurança patrimonial, o almoxarifado, produção e transformação de matéria prima, desenvolvimento, qualidade, recursos humanos, financeiro e contabilidade, expedição, falilities (utilidades), marketing, vendas e suporte a vendas, e a equipe de representantes que está na rua mostrando a cara da empresa. Ou seja, todos mesmo.

A convenção que organizamos conseguiu mostrar isso, mostrar o envolvimento de cada funcionário nesse processo, a parceria que o financeiro e comercial tem com a equipe de representates (vendas). A participação de colaboradores internos que participam da produção, expedição, desenvolvimento e qualidade, e outras áreas produtivas mostrou isso e conectou-os com a equipe de representantes. Os representantes perceberam a complexidade do processo e as pessoas por trás disso.

Em resumo, foi um sucesso. Os representantes perceberam que por trás de um pedido tirado existe um exército de pessoas trabalhando. Os colaboradores internos perceberam quais os fatores afetam a venda dos produtos e se sensibilizaram que é importante estar sempre buscando a excelência em tudo o que fazem para que o cliente final seja atendido conforme as expectativas mostradas durante a tomada do pedido.

Os representantes expressaram as necessidades que estarão provocando mudanças dentro da empresa e o resultado final será um aumento de produtividade com maior qualidade. Com certerza as metas estabelecidas serão ultrapassadas, e isso não será apenas devido ao fato da crise ter atingindo nossa economia no ano passado, mas sim pela motivação gerada.

Para finalizar, um campeonato entre os representantes foi estabelecido com uma viagem para DUBAI ao vencedor e outros prêmios para os que quase chegaram lá.

Foi muito interessantes observar a integração que se consegue quando existe algo em comum. Pessoas do Brasil inteiro se comportando como crianças na escola que se amam e querem estar juntos, participar das atividades como se encontrassem todos os dias, porém estão espalhados nesse nosso país imenso e o ponto em comum é a empresa que representam.

Gostei da experiência assim como todos que participaram.

Diria que a inovação na verdade está na forma que a empresa se relaciona e sempre se relacionou com as pessoas (todas da cadeia) e isso é um grande diferencial competitivo e muito difícil de ser copiado.

(visite meu blogspot: http://e-innovate.blogspot.com)

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